Plano de Curso

CÓDIGO: LET06113
NOME DA DISCIPLINA: Leitura Literária: formas de intervenção
CARGA HORÁRIA: 60 h
DISTRIBUIÇÃO: 30E + 30L
CH SEMANAL: 04h
LOCAL: IC-III / Sala 02
HORÁRIO: Sábados, das 8h às 12h

EMENTA

Discussão sobre as práticas de leitura literária nos contextos do ensino e da circulação de produtos de cultura, com vistas à formação do docente como mediador de leitura em espaços escolares ou não escolares.

OBJETIVOS

  • Geral
    • Promover o contato do aluno com estratégias diversas de fomento e estímulo ao contato de comunidades leitoras com repertórios literários
  • Específicos
    • Familiarizar os alunos em relação aos atuais marcos jurídicos e institucionais condicionadores da políticas públicas identificadas com o estímulo à prática da leitura;
    • Facilitar a constituição de ambientes pontuais ou perenes dedicados à realização de ações de promoção da leitura e de interação entre os diversos agentes da cadeia de processos editoriais (autores, mediadores, leitores); e
    • Evidenciar temas e questões pertinentes ao campo da promoção da leitura como prática cultural, mesmo – e sobretudo – no espaço da ação educativa.

CONTEÚDO

  • Aproximação em relação a noções e conceitos pertinentes ao campo da leitura
  • Marcos Jurídicos e Institucionais atuais para a promoção da leitura
  • Análises de Caso: programas, projetos e ações de promoção da leitura, no Brasil e no Mundo
  • Formação de referenciais teóricas para a discussão de questões pertinentes à promoção da leitura
  • Execução de atividades de promoção e mediação de leitura
  • Estratégias e instrumentos de planejamento e avaliação de ações de promoção e mediação da leitura

METODOLOGIA

  • Exposições dialogadas
  • Blog para postagem de conteúdos referentes ao Laboratório e discussões
  • Realização de Projetos Coletivos, identificados com a modalidade da Extensão. Sugestões:
    • MICRO – Festival Literário
    • Clubes de Leitura em escolas e outros espaços
    • Criação de ambientes de leitura para a infância e a adolescência
  • Realização de Planos Individuais de Atividades

AVALIAÇÃO

  • Os alunos serão avaliados em função da realização de ações (uma em abril e outra em junho), pela elaboração de propostas e pela entrega de relatórios, de acordo com a seguinte pontuação:
    • Elaboração de propostas (em grupo): 2,5
    • Realização de atividades: 5,0
    • Elaboração de relatórios (individuais): 2,5

REFERÊNCIAS

 

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. fatima alves santos
    jun 24, 2010 @ 20:05:47

    ajuda para ministrar aulas de literatura no curso de letras

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: