Estréia Clube de Leitura na EdUFF


12/09/2008 – Estréia Clube de Leitura na EdUFF

A Livraria Icaraí da Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF) acolhe, a partir deste mês, o Clube de Leitura, grupo formado por amigos que não dispensam um bom livro acompanhado de um debate acalorado sobre os mais variados títulos e autores nacionais e estrangeiros. A idéia é realizar um bate-papo pra lá de democrático, onde não haja nenhuma espécie de filtro ou “censura” na hora da escolha da publicação a ser estudada. A proposta do Clube é falar de poesia, romance ou ficção – só para citar alguns dos estilos literários que estarão em pauta.

De um grupo de apenas seis pessoas, que se reunia informalmente na casa de cada participante para tomar um café – sempre acompanhado de uma obra de interesse geral –, o Clube de Leitura cresceu e quase virou uma “instituição”, segundo um de seus idealizadores, o engenheiro niteroiense Evandro Paiva de Andrade. Em março de 2001, a convite de Eliane Ribeiro, ex-proprietária da Livraria Veredicto, em Niterói, o grupo passou a se reunir com freqüência no local, incentivados pela própria empresária, ela mesma uma “aficcionada” por livros, de acordo com Andrade. Quando a livraria fechou, o Clube quase se dispersou. Mas, graças a um acordo entre o vice-reitor da UFF, Emmanuel Paiva de Andrade, e o diretor da EdUFF, Mauro Romero Leal Passos, o projeto ganhou vida novamente e a Editora passa a abrigar o encontro toda última sexta-feira de cada mês, sempre às 19 horas.

Até hoje, quase 70 obras já foram discutidas pelo Clube, sempre em um ambiente de muita descontração e participação de todos os presentes. Evandro Andrade afirma que a própria escolha da obra a ser estudada é um “verdadeiro evento”. A estréia está marcada para o dia 19 de setembro, às 19 horas, na Livraria Icaraí, que fica na Rua Miguel de Frias, 9, Niterói, RJ. A entrada é franca para todos aqueles interessados em conhecer e debater obras de autores como Machado de Assis, José Saramago, Liev Tolstoi, Rubem Fonseca, Nélida Piñon, Dostoiévsky, entre outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: